Rastreador, veicular proteja seu carro.

gol vermelho

RASTREADOR

Inúmeros carros são roubados diariamente, carros que vão para as mais diferentes formas de mercado desde venda de peças, passam por desmanche e mesmo revenda da forma que está só que em outra localidade, na maioria dos casos e o rastreador veio para melhorar esses números.

As motos e celulares não ficam atrás nas estatísticas de roubos deixando as vítimas, as pessoas que sofreram essa agressão de perder seus bem em uma situação muito complicada. Por que o número de recuperação dos bens é muito baixo, quando depende apenas da polícia.

Pensando nisso, nesse problema que não é exclusividade apenas de uma região ou de país, é que foi desenvolvido o sistema de localização de veículos de pequeno e grande porte, além de aparelhos eletrônicos. Os rastreadores foram pensados para você conseguir recuperar com maior facilidade seu bem.

rastreadorO rastreador é uma tecnologia criada para melhorar, para ajudar a recuperação de motos e carros, até mesmo celulares possuem esse sistema de localização antifurto. Um sistema pensado para evitar perdas totais e conseguir encontrar seus bens caso seja roubado etc.

O sistema de rastreamento funciona com a obtenção da localização do bem que esteja equipado com um rastreador, mostrando a localização exata do bem ou aproximado. Isso quando o rastreador do carro em questão é por conta do GPS (sistema de posicionamento global).

Existem três tipos de rastreadores, que são: via satélite, via rádio frequência e via celular/satélite. Os rastreadores, esses três foras de rastrear um bem tem suas especificidades, eles são diferentes e atendem a necessidades diferentes.

 

RASTREADOR VEÍCULAR

Não é nada agradável ser assaltado e principalmente quando é um bem como carro ou moto independente do valor que você comprou. E por conta de assaltos diários os seguros de bens são cada vez mais essências para tentar minimizar o prejuízo sofrido.

Só que tem uma situação, a maioria dos seguros não cobre a devolução do veículo 100%, não entendeu? Vamos explicar. A maioria dos seguros quando são feitos tem no contrato que em caso de roubos e perdas de carros/motos a seguradora vai lhe ressarcir em dinheiro o valor do carro, mas não o valor completo que seria 100%.

As seguradoras devolvem em média 70% do valor do seu carro de acordo com a tabela FIPE, claro que existem contratos que a devolução é integral do carro e você recebe todo o valor do carro roubado.

Mas pensando na maioria dos contratos que não devolvem o valor completo do carro e pensando também em maior segurança é que muitas pessoa que tem seguro veicular também estão optando por rastreadores de carro.

Uma pratica que já é bem comum entre os donos de veículos. É aquela máxima de que todo cuidado é pouco. A forma de rastreamento mais comum é por meio do GPS que consiste em 24 satélites americanos orbitando ao redor da terra e que cobrem todo o planeta a uma altitude de até 20 mil Km.

Os rastreadores são equipamentos de geolocalização que lhe informam a localização do seu veículo de forma ininterrupta, 24 horas por dias e todos os dias do ano. Consiste em pequenos aparelhos instalados no veículo que emitem sinais, frequência que indicam a localização e até mesmo o estado do veículo, se está parado ou não, velocidade etc.

Desses 24 satélites que rodam a terra 4 sempre estão “visíveis” para a emissão e recepção de sinais do veículo para então dar a localização, isso em qualquer parte do planeta. Os 24 satélites são distribuídos de tal forma que sempre 4 “próximos” dos sensores.

Esses sensores quando enviam os sinais do veículo enviam de forma codificada, enviam na forma de longitude, latitude e altura, que são coordenadas que quando lidas corretamente representam um ponto no mapa, que é a localização.

Funciona da mesma forma com os navegadores de celular, a base é a mesma de recepção e envio de sinal que ai ser decodificado com a localização no mapa por meio de longitude, latitude e altura. Detalhe o que nós comumente chamamos de GPS é um navegar que usa o sistema de GPS para funcionar.

Bom, os rastreadores que dependem da radiofrequência consistem em uma triangulação de sinais captados por redes que tem grandes antenas que captam o sinal e assim marcam a localização.

 

ALARME

gol vermelhoO alarme é um sistema primeiro e inicial de segurança, digamos que seja primário esse componente. Os carros já saem com esse equipamento de fabrica ou podem ser colocados em alguma loja do gênero, os valores podem variar muito de alarme para alarme, fabricante e especificidade.

No geral existe 2 tipos de alarmes no mercado e sim são bem diferentes no que toca a proteção e quando disparar esse alarme, vejamos agora os dois tipos de alarme no mercado.

O primeiro é o alarme perimétrico que é o mais comum em carros 0 Km, esse alarme já vem de fabrica, mas cuidado, esse alarme serve apenas para abertura de portas de forma indevida, podendo não dispara caso o porta malas ou o capô do carro seja aberto.

E existe o alarme volumétrico que usa ondas sonoras dentro do veículo quando o alarme está ativado, essas ondas são emitidas por um sensor ultrassônico que capta qualquer movimentação, alteração dentro do carro.     Se uma já nela for quebra, por exemplo, o alarme dispara imediatamente porque o volume do espaço dentro do carro é alterado e logo que seja identificado pelo sistema de sensores o alarme entra em ação.

Existe um sistema de travamento remoto do carro, ou seja, um você pode travar o carro pelo controle remoto, normalmente vem de fábrica essa opção, mas isso não é alarme é apenas uma trava remota que o fabricante oferece para o consumidor.

 

RASTREADOR DE CARRO

Existe um melhor rastreador de veículos? Qual eu instalo no me carro? A resposta para essas perguntas é… DEPENDE! Isso porque além de inúmeros rastreadores no mercado e marcas diferentes, vai depender da sua necessidade, de como você utiliza o carro normalmente.

Isso porque se você usa o caro de forma urbana, sempre anda pela cidade o mais indicado é o de radiofrequência que não sofre interferência externa e, dessa forma, é mais seguro confiar no resultado da busca, atém mesmo porque como já explicado essa localização se dá por uma triangulação de sinais.

Caso você viaje muito, o aconselhável é o GPS que por ser capaz de localizar qualquer veículo em até 20 mil Km de altura e usa o sistema de satélites para encontrar o carro, que sempre fica exposto a 4 satélites recebendo sinais onde as vezes é complicado uma frequência de rádio.

Nada, NADA impede você de usar de forma contrária ao que foi dito aqui, lembrando que é apenas sugestões, sabemos que existem vários fatores que pesam na hora de escolher um rastreador, principalmente o econômico. Então o importante é conseguir ficar “protegido”.

Os rastreadores de maiores renomes do mercado são: Rastreador Tracker, que é da empresa Tracker VSR Group. Uma empresa que atua e mais de 19 países com seviço de monitoramento 24 horas para veículos individuais e frotas.

Rastreador OnixSat, líder no mercado de rastreamento de veículos a mais de 8 anos, que disponibiliza monitoramento para o cliente via celular.

         Rastreador Pósitron. Um rastreador da PST Eletronics que unanimidade no desenvolvimento de tecnologias de rastreamento e segurança eletrônica.  

Gostou deste artigo deixe seu comentário compartilhe nas redes sociais.  Confira outro artigo este blog relacionado a segurança automotiva. Obrigado.

 

gostou deste artigo ? compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *